No dia 9 do mês passado, durante desfile comemorativo pelo aniversário de 296 anos de Pitangui, a assessoria de comunicação da prefeitura recebeu um papelzinho de uma senhora muito simpática, dona Conceição Lucas, moradora do povoado de Aldeia do Pará. Ela é poeta e gosta de criar versos sobre Pitangui. Nos pediu que seu texto fosse lido no palco para todos. Pensando em dar mais visibilidade ao trabalho dela, encaminhei o poema para alguns veículos da cidade - e, claro, não poderia deixar de públicá-lo aqui, em meu blog. Boa leitura!
A NOSSA PITANGUI
Cidade serrana de muitas ladeiras
E nascentes de água boa
Como as fontes da lavagem da Gameleira
Cidade do ouro, de novos horizontes
Como está crescendo!
Tem lugares pitorescos
Como a serra da Cruz do Monte
Senhora Pitangui
Com 296 anos
Se fosse pessoa
Estaria na terceira idade
Mas como é cidade
Está no auge da mocidade
(Conceição Lucas - Aldeia do Pará)
Infelizmente não tenho fotos de dona Conceição Lucas para publicar aqui. Pensei em ilustrar esta postagem com uma imagem que dialoga com o texto escrito por ela. Durante recente passeio ecológico até o alto da Cruz do Monte, dezenas de senhoras mostraram força, vigor e determinação ao subirem, a passos firmes, a serra mais alta de Pitangui.
Assim como a cidade descrita por dona Conceição, muitas senhoras pitanguienses parecem estar no auge da mocidade (foto: Ricardo Welbert. 11/6/11) |
2 comentários:
Que gracinha esse poema dela, tem talento, e você não deixaria passar mesmo, olhar apurado esse seu.
Beijos
Saudades!
Obrigado, Marina!
Postar um comentário