Arquivo do blog

Compartilhe

12 de fev. de 2014

Aplicativo criado no Cefet é finalista em feira nacional

Projeto é o único do interior mineiro; recurso mostra notas obtidas por escolas em avaliações

Ricardo Welbert

Divinópolis
Telas do aplicativo "Escolha Escola"
Um aplicativo para celular desenvolvido por alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), em Divinópolis, é finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2014. Organizado pela Universidade de São Paulo (USP), o evento é uma das maiores mostras de trabalhos científicos do Brasil e visa a estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. Os projetos vencedores serão apresentados nos dias 18, 19 e 20 de março.

O projeto de Divinópolis é o único trabalho das unidades do interior de Minas escolhido para a feira. O "Escolha Escola" é um projeto de iniciação científica desenvolvido pelos alunos de Informática Stefano Mano e Rafael Tadeu Fernandes, sob a orientação dos professores Luiz Carlos Gonçalves e Daniel Reis.

A escolha foi feita pela Coordenação Geral de Divulgação Científica e Tecnológica do Cefet/MG, com base nas avaliações das bancas durante a Semana de Ciência e Tecnologia e na adequação do projeto ao perfil da feira. 

A invenção

Basicamente, o aplicativo para Android fornece ao usuário índices de avaliação de todas as escolas de Divinópolis, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e o Exame Nacional do Ensino Médio, além de localização, telefone e fotos. "Além da praticidade de se conseguir ter acesso a esses dados no celular, o projeto estimula a divulgação da avaliação das escolas. A popularização desses índices pode pesar na hora de se escolher a escola e até no empenho das instituições em conseguir melhores desempenhos", explica Stefano Mano.

O orientador Luiz Carlos diz que sabia do potencial do projeto devido à sua "originalidade" e por "se inserir na área da educação". "A escolha para representar a instituição em uma feira tão importante, além da responsabilidade, estimula os bolsistas a continuarem aperfeiçoando o trabalho", conclui.

Nenhum comentário: