Arquivo do blog

Compartilhe

20 de nov. de 2012

Doadores de sangue ganham homenagens


Ricardo Welbert

Começou ontem a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em Divinópolis, o núcleo regional do Hemominas preparou uma série de atividades para homenagear quem já doa e estimular quem ainda está apenas na vontade. Até sexta-feira, haverá lanches especiais, apresentações artísticas, emissão de certificados e distribuição de medalhas.
A responsável pela captação de novos doadores do Hemonúcleo, Shirley Alves de Souza Silva, explica que o objetivo da programação é agradecer aos doadores.
- Começamos a semana com uma homenagem do grupo de humanização aos doadores que compareceram. Servimos lanche especial, com salgadinhos e refrigerantes - conta.
Hoje, a homenagem será do setor ambulatorial, onde são recebidos os portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias. Funcionários da equipe de enfermagem vão recepcionar o público.
Amanhã, será a vez de o setor de doações oferecer um show com a dupla sertaneja Avante e Amaury, com harpa e violão. No dia seguinte, será a vez de o setor de cadastros homenagear doadores com apresentação do funcionário João Henrique, integrante da banda Plano B, que vai cantar e tocar violão.
- Na sexta-feira, teremos homenagem realizada pelo setor de captação de doadores, com apresentação do grupo Vozes em Seresta e entrega de certificados a doadores e títulos de honra ao mérito a pessoas e empresas que colaboraram conosco em 2012 - explica Shirley.
O Hemonúcleo de Divinópolis fica na rua José Gabriel Medef, 221, no bairro Padre Libério. O telefone para agendamento de doações é o 3216-6529.
Semana do Doador
A Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue (comemorada na última semana de novembro) foi oficializada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decreto publicado no Diário Oficial. Durante a solenidade de lançamento, cinco ministérios (Saúde, Defesa, Educação, Trabalho e Emprego e dos Esportes), três confederações nacionais de empregadores (Indústria, Agricultura e Comércio) e três centrais sindicais (CUT, CGT e Força Sindical) assinaram Termo de Compromisso pela execução de uma série de atividades para conscientizar a população da importância da doação de sangue, um ato solidário que pode salvar vidas.
O Termo de Compromisso e o decreto presidencial fazem parte da estratégia do governo para o Brasil atingir a meta de ter entre 3% e 5% da população doando sangue anualmente. Essa é a taxa ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, para um país manter os estoques regularizados. Hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano. Segundo o Termo de Compromisso, os cinco ministérios, dentro das especificidades de cada área e das suas possibilidades, deverão desenvolver atividades nesse sentindo.
Anualmente, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro, e na última semana deste mês os principais serviços de coleta de sangue realizam atividades para aumentar o número de doações.
Esse esforço pelo aumento das doações ocorre sempre em novembro pelo fato de a falta de estoques em unidades de saúde ser habitual em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.
A reportagem, originalmente publicada no jornal

Nenhum comentário: