Arquivo do blog

Compartilhe

10 de abr. de 2012

Uso inteligente de SMS em emissora de rádio

Nesta segunda-feira (9), apresentei em sala de aula, na faculdade, um trabalho elaborado para a disciplina de Mídias Sociais. Uma proposta de uso inteligente da mensagem de texto SMS por uma emissora de rádio do interior - que seria a Amigos FM 90,9, onde trabalho atualmente. Porém, poderia (e deveria) ser aplicada por qualquer outra.

As mensagens SMS já são bastante utilizadas hoje para aproximar empresas de comunicação de seu público. Quem nunca se sentiu convidado a enviar uma mensagem para votar em um candidato à eliminação em um reality show? Quem nunca se viu chamado a enviar uma mensagem respondendo que empresa te dá casa com carro na garagem? Hoje em dia, a maioria das pessoas certamente já passou por isso.

Pensando em estreitar os laços que unem uma emissora de rádio do Centro-Oeste mineiro a sua base de audiência, proponho a criação de um banco de dados alimentado com históricos das pessoas que entram em contato com a rádio, bem como seus números de celulares. Atualmente, nesta emissora, acontece exatamente isto:

No estúdio, o locutor anuncia:

- Você ouvinte pode participar da programação ligando para 37-3271-4062, enviando um torpedo SMS para o número 9135-9380, e-mail para amigos909@hotmail.com ou pelo nosso site: www.amigosfm.com.br.

Poucos minutos depois, as interações começam. Mensagens chegam a todos os canais de comunicação disponibilizados. Diferentemente da forma como costuma ser feito, o atendimento da emissora perguntaria se o ouvinte autoriza o registro de seu número de celular em um banco de dados para informá-lo sobre as promoções e novidades da emissora. A aprovação pela audiência é de praticamente 100%. Com todos estes contatos armazenados, a produção da rádio não pode fazer feio. Precisa enviar mensagens interessantes que não façam o ouvinte se arrepender de ter fornecido seu número.

Diversas operadoras de telefonia oferecem o Large Account em um programa de computador que envia SMSs para números cadastrados em um banco de dados. A emissora criaria uma conta em uma delas e passaria a disparar SMSs de acordo com suas preferências. Tomemos como exemplo a data conhecida como Dia da Mulher: o departamento de Redação produziria uma mensagem especial e o sistema a enviaria a todas as mulheres. Se a produção preparar um programa em homenagem às mulheres para ser exibido às 14h, poderia enviar uma mensagem a todas as mulheres cadastradas, convidando-as para escutarem a programação neste horário.

O mesmo valeria para promoções. O Departamento Comercial da rádio poderia firmar parcerias com anunciantes para campanhas especiais e trabalhá-las por SMS, por exemplo, assim:

- Quer encher o carrinho uma vez por semana de graça durante um ano? Envie mensagem para 3538 respondendo qual é o supermercado do preço baixo?

Ou:

- Ganhe o direito de encher o carrinho no supermercado toda semana sem pagar nada. Saiba como hoje, às 15h, na Amigos FM 90,9.

A emissora poderia também enviar mensagens para ouvintes aniversariantes ou profissionais cujo dia é comemorado em determinada data, convidando-os para acompanharem homenagens especiais que seriam veiculadas em determinados dias e horários.

Custos

O único custo do projeto seria a implantação do serviço de telefonia que permite enviar todas as mensagens de um computador da empresa para os celulares do público. O segundo custo seria treinar toda a equipe para estes momentos de interação por meio desta ferramenta. É necessário que a equipe esteja unida e todos os setores, igualmente, engajados no objetivo de enviar as mensagens.

Gostou da ideia? Podemos conversar a respeito. Deixe seu comentário na postagem ou mande e-mail para ricardowelbert@hotmail.com.

Um comentário:

Lorelei disse...

Excelente post, Ricardo. O SMS é uma forma bem legal de se aproximar do ouvinte. Tem a ideia de coisa única, de particular, de que está falando só pra mim.

Eu recebo e-mails do Sistema MPA falando sobre as promoções, novos programas, etc. Chama muito a minha atenção, mas e-mail está muito associado à spam.

Não conheço nenhuma emissora que use esse esquema de SMS. Com certeza, se bem empregado, trará um retorno muito satisfatório.