Arquivo do blog

Compartilhe

13 de fev. de 2012

Jornal O Independente - Janeiro de 2012

Atenção, pitangueinses! Já está em circulação na cidade a edição número 372 do jornal O Independente. Entre os destaques, uma reportagem minha e do também estudante de Jornalismo Fábio Machado sobre a "invasão alemã" ocorrida em Pitangui no longínquo ano de 1973. O texto, originalmente publicado na revista Questões, da Fundação Educacional de Divinópolis, saiu no jornal pitanguiense divido em duas partes (o final estará em sua próxima edição).


A capa da edição de janeiro revela o estrago causado pelas recentes chuvas na Rua Conceição Maria dos Santos, no bairro Padre Libério. Segundo o jornal, pessoas que moram perto do local estão desamparadas, pois a via se tornou um local perigoso por causa do barranco que tem, aproximadamente, três metros de profundidade. 

Na imagem acima, feita pelo repórter fotográfico Gabriel Barbosa, é possível
compreender a preocupação dos moradores em relação ao buraco
E ainda

Na página dois, está publicado o artigo "A exportação pitanguiense", de Vandeir Santos, que é colaborador do blog Daqui de Pitangui. Outro item que compõe a mesma página é um informe publicitário da Câmara Municipal de Pitangui, com informações sobre a 41ª reunião ordinária da Legislatura 2009/2012, realizada no dia 13 de dezembro de 2011.

Na página três, está publicada uma reportagem minha (que também saiu aqui no blog) sobre o prêmio que um escritor pitanguiense recebeu em um município do estado de São Paulo. Jorge Mendes Guerra Brasil, que já publicou quatro livros, me recebeu em casa e falou sobre seus trabalhos. 

Escritor pitanguiense é premiado em SP
Na página quatro, a já mencionada reportagem que fiz em parceria com Fábio Machado. O texto trata da possível existência de alta radioatividade que alimenta a criatividade de alguns, estimula o medo em outros e atrai novas hipóteses.

Primeira parte da reportagem ocupou uma página inteira
Na página cinco, a campanha publicitária de José Isalte na disputa pela presidência da cooperativa de crédito  rural Sicoob Credicoop, de Pitangui.

Nas páginas de seis a dez o leitor confere os balanços do Sicoob CredPit, outra cooperativa local.

Na página 11, o jornal informa sobre a terceira edição da Lavagem do Bandeirante, evento carnavalesco produzido pelos amigos do blog Daqui de Pitangui. Será no dia 19 de fevereiro, às 16h, na praça da igreja da Penha. O objetivo, segundo os organizadores, é promover e estimular a cultura popular, relembrando os primeiros desbravadores que contribuíram para a fundação da sétima vila do ouro das Minas Gerais.

A criançada também foi notícia. Marcella Renó e Yasmin Coutinho posaram para o jornal. Mas elas não foram as únicas crianças na página, pois é possível perceber os sorriso da meninada durante a entrega de 74 caixas de leite à Associação de Proteção e Amparo ao Menor (Apam) de Pitangui. O alimento foi arrecadado durante o campeonato municipal de futsal.

E o carnaval em Pitangui? Será que este ano o negócio vai bombar? É o que pergunta o jornal ao divulgar a programação da prefeitura municipal para o carnaval criado para agradar a parcela de público que não compra abadás para as comemorações privadas.

Na página doze, os esportes. O time do Souza Paiol chegou à sua terceira conquista no Campeonato Municipal de Futsal. A Liga Esportiva Pitanguiense promoveu o troféu César Caldas, que homenageia o desportista pitanguiense falecido em 2011. A lista completa dos agraciados foi publicada. E ainda tem as opções de compra, venda ou troca nos classificados do Classigrátis.

O jornal O Independente circula há 22 anos em Pitangui e é, ao meu ver, o que mais tem histórias para contar (tanto as histórias do passado quanto as do presente, contadas a cada edição, e as que virão). Faça sua assinatura e receba em casa. Ligue 37-3271-3057 ou compareça à redação na Praça Getúlio Vargas, 49, no Centro de Pitangui.

Nenhum comentário: