Arquivo do blog

Compartilhe

18 de ago. de 2010

Gari lamenta falta de educação urbana em Pitangui

A programação da rádio Onda FM tem espaços sempre abertos para protestos, pedidos, alertas feitos pelos ouvintes. No ‘Jornal da Onda’, principal noticioso da emissora, as principais queixas da população são ligadas a questões de higiene urbana. Jogar lixo em lotes vagos, no quintal do vizinho, nas calçadas e nas ruas é um grande exemplo da falta de educação de algumas pessoas.

Nesta quinta-feira (18), nossa reportagem saiu à procura de um personagem que estivesse diretamente ligado a isso. Encontramos um senhor bastante simpático: Francisco Luiz de Freitas. Homem que acorda cedo e sai para trabalhar levando suas três principais ferramentas de trabalho: uma vassoura, uma pá e um carrinho de mão.

Francisco é gari. Ele lamenta que algumas pessoas façam das ruas da cidade um chiqueiro. “A cidade precisa de mais lixeiras, é verdade. Mas faz 20 anos que trabalho na prefeitura municipal de Pitangui e a situação de lixo espalhado pelas ruas da cidade sempre foi crítica. Gostaria de pedir ao povo que pare com isso”, disse ele.

Colocamos em questão o fato de que muitas crianças e adolescentes parecem não ter a mínima consciência ambiental, jogando nas ruas as embalagens dos produtos que mais consomem. “Acho que educação vem de berço. Quando o pai joga lixo na rua, o filho também joga, pois acha bonito, um bom exemplo”, disse Francisco.

O desabafo do gari Francisco Luiz de Freitas foi ao ar com exclusividade no ‘Jornal da Onda’. A matéria foi fechada com os seguintes dizeres: “esperamos que da próxima vez que você pensar em jogar alguma coisa fora, que seja no local correto: a lixeira. Se não houver uma perto de você, guarde para jogar na lixeira de casa. A educação, afinal, cabe em qualquer lugar”.

Nota: As fotos que ilustram este texto foram feitas por mim em 30 de julho de 2010. A situação hoje, no entanto, é a mesma: sempre há lixo espalhado pelas ruas da cidade.

2 comentários:

Leonardo Morato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Morato disse...

Concordo caro Ricardo! Cuidar da cidade, do ambiente, do bem estar comum, é dever de todos e de cada um. O simples fato de não jogar o lixo por ai, é sinal de educação e civilidade.
Bela postagem.
www.daquidepitangui.blogspot.com