Arquivo do blog

Compartilhe

15 de ago. de 2010

Queda nos preços de livros: dado positivo para o desenvolvimento do país

Não há nada melhor que estar navegando pelo noticiário e encontrar uma boa notícia. Acabo de ver uma no 'Estado de S. Paulo' que me deixou bastante feliz:

____________________________________________________________________

Preços de livros no Brasil seguem tendência de queda

O preço médio de livros no país mantém tendência de queda. Em 2008, o preço médio de publicações no Brasil era de R$ 11,52. Em 2009, esse custo caiu para R$ 11,11. Por outro lado, a produção de livros cresceu em 2009, chegando a 386 bilhões, 367 milhões 136 mil unidades.

Na opinião de Sônia Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o faturamento das editoras tem sido o mesmo nos últimos quatro anos. Os números são resultados da pesquisa "Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro", tradicional diagnóstico sobre a saúde do mercado editorial.

____________________________________________________________________

É interessante que o gosto pela leitura esteja começando a fazer parte da população que vive abaixo da classe média. Um bom exemplo de inclusão literária são as revistas de cosméticos que oferecem em sua cartela de produtos alguns títulos bastante consagrados. Eu mesmo já adquiri obras de qualidade por um custo bem abaixo do valor pago nas livrarias.

Políticas para reduzir impostos sobre livros podem contribuir (e muito) para que, futuramente, o Brasil apareça em posições melhores nos muitos índices de educação levantados pelo mundo. Quem lê, sabe mais. Acredite nisso. O conhecimento é o melhor ingrediente para o sucesso.

Nenhum comentário: