Arquivo do blog

Compartilhe

5 de out. de 2009

Lixo informativo

"Pois é, eu vi... Mas teria como você me mandar de novo? Fiz uma limpeza na minha Caixa de Entrada e, infelizmente, essa mensagem foi deletada". Você já disse isso alguma vez? Se sua profissão é jornalista, então eu creio que sim. Estou falando daqueles benditos releases que só Deus sabe como e de onde eles vêm.

Alguns "dinossauros" com quem converso já me disseram que, antes da tecnologia online, os releases (sugestões de pautas, geralmente enviadas por acessorias de imprensa) chegavam por correio. Depois, passaram a chegar via fax (o que lotava os escaninhos nas redações). Hoje, eu, inclusive, recebo dezenas (já estão sendo quase centenas) de releases por dia, de redações dos mais variados tipos. A maioria delas eu nem conheço e nem faço a menor idéia de como meu endereço de correio online foi parar na lista de contatos deles.

As prefeituras são craques em fazer isso. Enviam releases falando bem de sua adminstração e ainda ligam pra redação perguntando se nós, repórteres, editores, enfim, recebemos a sugestão, como a aceitamos e se vamos fazer daquilo uma reportagem.

Certo, certo. Nossa função é separar o joio do trigo. Mas este post foi apenas para relatar um lado chato da profissão. Muita gente me liga, manda e-mail, sugerindo reportagens. O problema é que as pessoas costumam não entender quando têm a sugestão dispensada. Acabam nos chamando de incompetentes. Pelo menos as acessorias cumprem seu trabalho direitinho...

Um comentário:

Marina disse...

Ei! Não abandone seu blog, ele vai entrar em depressão! rsrs Sério, você escreve muito bem. Escreve pelo menos 2 parágrafos por semana que já tá bom, entendo que está sem tempo,mas não abandone seus seguidores.rs Abraço! Parabéns o repórter regional foi ótimo, como sempre! Beijão