Arquivo do blog

Compartilhe

20 de jan. de 2008

Dica de Leitura: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, é uma ótima pedida para as férias


Para os estudantes que como eu usam parte do tempo livre que ganhamos com as férias escolares para se deliciarem com a leitura de bons livros, vai a dica de um livro (que estou lendo e adorando!) realmente indispensável (especialmente pra quem é do Ensino Médio, pois é um livro bastante requisitado nos vestibulares).
Publicado em 1890, O Cortiço, escrito pelo introdutor do Naturalismo no Brasil, Aluísio de Azevedo, é um romance com forte crítica social, no qual a vida das personagens se entrelaçam e repercutem umas nas outras. Diferente de outros contemporâneos, o autor não se especializou em criar tipos, mas sim, em descrever massas, normalmente como um narrador onisciente. Em O Cortiço, o autor reúne diversos tipos da sociedade do final do século XIX, como o português mesquinho, o negro, o mestiço e outros.
É impossível ler e não se encantar com esta obra, que prende o leitor a cada novo capítulo. Para quem não quer perder tempo e dar uma conferida agora no livro, achei um site que disponibiliza o livro com todo o conteúdo completo: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/cortico.html.
Boa leitura!

Nenhum comentário: