(foto: Leonardo Morato) |
A igreja de São Francisco, em Pitangui, continua em fase de restauro. Porém, o entusiamo de alguns com a preservação deste importante símbolo da história do município vai de encontro ao desrespeito de outros que buscam destruir as coisas. Na foto acima, feita pelo turismólogo Leonardo Morato e publicada por ele no blog Daqui de Pitangui, não é possível ver a placa de identificação do tempo.
Nas imagens abaixo, feitas por mim, é possível perceber os sinais de um verdadeiro ataque ao patrimônio público e histórico. Algum sujeito desocupado, sem algo melhor para fazer, passou tinta branca na placa instalada para orientar a população local e visitantes de qualquer parte do mundo (pois traz informações em inglês).
(fotos: Ricardo Welbert. 21/12/11) |
O que leva uma pessoa a praticar tamanha atrocidade? Para esta placa ser colocada aí foram empregados, além do dinheiro público, vários profissionais (desde a formatação do texto, a impressão na chapa até a instalação ao lado da igreja) e todos eles tiveram seu trabalho desrespeitado por um reles pintor de quinta categoria. É lamentável.
Leia também
Leia também
4 comentários:
Isso é simplesmente um absurdo!!! Total falta de respeito com o Templo que também é Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Pitangui. Mas deixo aqui uma pergunta: O pintor trabalha(ou) na restauração? Será que a "oreia sequiçe" do sujeito não é falta de educação (leia-se ausência de instrução, de orientação para trabalhar nesta empreitada)? Gente, iniciativas de educação patrimonial e orientações sobre a importância de se preservar os nossos bens culturais, são imprescidíveis para preservar a nossa identidade cultural. Vamos abraçar esta causa, divulguem, comentem, debatam sobre a importância do nosso Patrimônio, senão, turisticamente, continuaremos fadados ao esquecimento!!!
Excelente questionamento, Leonardo Morato. Será que o autor dessa navalhada trabalha ou trabalhou na restauração? Poxa! Não é possível! Pessoa que trabalha com isso entende a importância da beleza visual. Não é possível que o cidadão iria testar o pincel na placa da igreja. Mas, como não temos suspeitos, é uma boa hipótese. Sobre a importância da educação patrimonial, Léo, a secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônico realizou um trabalho interessante nas escolas, usando fantoches para ensinar as crianças a cuidarem do patrimônio histórico da cidade. No site da prefeitura tem uma matéria a respeito. Assim como o 'Daqui de Pitangui', meu blog também pretende ser divulgador da cultura pitanguiense e de alertas para a importância de sua preservação. Abraço!
Leonardo Morato Bacana Ricardo, li sobre esta boa iniciativa da Secret. de Cultura (Educação Patrim. nas escolas). Mas quanto mais gente apoiar, divulgar e ajudar da maneira que pode, os resultados e a conscientização serão maiores! Parabéns pelo post.: http://ricardowelbert.blogspot.com/2011/12/atentado-ao-patrimonio-historico-de.html
Abraço.
Com certeza, Léo. Obrigado!
Postar um comentário