Arquivo do blog

Compartilhe

9 de set. de 2011

Medida certa

Em Pitangui, cada vez mais pessoas estão começando a correr atrás da boa saúde pelo método mais eficaz: a atividade física. Passando pela BR-352, no trecho que leva ao parque de exposições, observo que a quantidade de pessoas caminhando aumenta muito no início da manhã e no fim da tarde.

O local virou "caminhódromo". Apesar de existirem calçadas nos dois lados da pista, uns e outros caminham pelo acostamento - o que acaba se tornando um perigo.

Ao mesmo tempo em que devem receber nossos parabéns por estarem preocupados em manter a boa forma, merecem um puxão de orelha aqueles que pensam que estrada é lugar de pedestre.

Podem ser atropelados ou atingidos por alguma peça que eventualmente venha a se soltar de veículos. Sem falar na poluição que sai dos escapamentos das motos, carros, caminhões e carretas - fumaça que faz um mal danado à saúde.

Não adianta parar de caminhar na rodovia e passar a queimar calorias no centro da cidade, porque a situação vai ser praticamente a mesma. O centro está cada vez mais cheio, mais tumultuado e cada vez mais pequeno com a crescente quantidade de veículos que acaba gerando uma série de outras mazelas como o stress, a falta de educação de motoristas e de pedestres que atravessam sem olhar para os lados, quando não caminham no meio da rua.

Existem outros lugares bem mais interessantes para caminhar em Pitangui. Locais cheios de verde, com ar puro e sem perigo como, por exemplo, o trecho da Estrada Real, no bairro Serra, a subida para a Cruz do Monte (que já tem calçamento) e a estrada que liga o bairro São Francisco ao JK, passando pela mata da pedreira.

Aproveite e chame um parente ou amigo para passear por esses lugares. Vocês verão que a cidade tem cenários maravilhosos por onde podem manter a saúde em dia, passear e se divertir, vivendo bons momentos. Fica a dica. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Na minha cidade, após a duplicação da MG 260 e inclusão da pista para ciclistas, a quantidade de pessoas se dedicando à atividades físicas aumentou bastante.

É tão bom caminhar pela rodovia e acompanhar o maravilhoso por-do-sol... Coisa que nem percebemos quando estamos dentro de um veículo ou no perímetro urbano.

Vitória Lovat disse...

Irresponsabilidade do pessoal, coisa de brasileiro, raramente faz uma coisa certa, certa. Ou resolve aqui ou resolve acolá, nada de perfeição.

E os órgão púbicos? Esses sim tem que tomar alguma medida, divulgar, chamar atenção do pessoal ou até duplicar a segurança na tal estrada.

Bons textos! =D

Seguindo e acompanhando.

Leonardo Morato disse...

Ricardo, parabéns pelo tema, ressaltando sobre a importância da atividade física. Mas, na minha opinião, a pista de caminhada na BR não está uma maravilha. Estive por lá no fim de agosto e me deparei com rachaduras, mato e até buraco na calçada. Em alguns trechos, no Latitopo por exemplo, ou caminha-se no acostamento da pista, ou disputa-se espaço com os veículos que transitam na área do posto, ou passe-se em cima do gramado do canteiro (calçada não tem). Conscientizar as pessoas sobre medidas para a própria segurança e apresentar outras opções é muito válido, mas a manutenção do espaço público pelos responsáveis, é imprescindível. Afinal, é a entrada da cidade.