Arquivo do blog

Compartilhe

3 de jun. de 2011

Pitangui: 296 anos de muita história para contar

Vista parcial da cidade, com destaque para a igreja de São Francisco e  o casarão onde viveu a lendária Maria Tangará (e onde hoje funciona a Escola Estadual Professor José Valadares)
(foto: arquivo da prefeitura de Pitangui)

Começou o mês de junho. Mês carregado de importância simbólica para a cidade de Pitangui. É no dia 9 do sexto mês do ano que autoridades e população se unem para celebrar o aniversário do município. Como não poderia deixar de ser, o lugar e seus habitantes recebem muitos “parabéns”, votos de felicidade e... presentes!

Particularmente, penso que este mês será muito bom (com inaugurações, shows, festas e celebrações). A prefeitura produziu este belo convite e o enviou para muita gente (servidores públicos, autoridades, personalidades públicas, pessoas empenhadas com o desenvolvimento da cidade, entre outras tantas).

Convite produzido pela Assessoria de Comunicação da prefeitura de Pitangui
(foto: digitalização do convite)
O chamamento foi produzido pelo meu companheiro de trabalho na Assessoria e Comunicação da prefeitura, Giovanni Marques Pereira. Tive pequena participação (dei palpites no texto e fui um dos revisores). Teço elogio ao Giovanni pela arte (diagramação). A meu ver, o convite ficou muito bacana, demasiado bom.

Porém, melhor falar de um trabalho melhor ainda: o de produzir o conteúdo do convite. Podemos ver que se trata de uma programação bastante extensa. Quem vê de fora talvez pense que é algo de se fazer com um pé nas costas e de olhos fechados. Mas não é. Existem várias equipes empenhadas no andamento dos trabalhos, com o propósito de agilizar procedimentos, fazer pedidos, repor estoques, entre outras tantas funções.

Pedreiros trabalham na reforma da Escola Municipal Jorge Morato, em Rio do Peixe
(foto: Ricardo Welbert. 27/05/11)
O retorno, claro, vem da participação popular. Quando as pessoas comparecem aos eventos, demonstram o quanto gostam da cidade, dando à terrinha o carinho que ela tanto merece. Faço um pedido a todos os pitanguienses. Estejamos unidos! Não apenas neste mês de junho, mas também nos próximos anos. É importante estar presente nas discussões que promovam mudanças positivas para a cidade.

Prefeito Evandro Mendes assina entrega da reforma da Escola Municipal Jorge Morato, em Rio do Peixe
(foto: Ricardo Welbert. 02/06/2011)
Fora do mundo poético, não existe lugar perfeito para se viver. Digo que não existe em nenhuma parte do mundo. Defeito é, talvez, o mais fácil de encontrar. Como bem colocou o prefeito Evandro Rocha Mendes (PT) durante o evento de inauguração da reforma da Escola Municipal Jorge Morato, na comunidade rural de Rio do Peixe, “se esta parede hoje novinha em folha, recém construída, é mostrada para uma pessoa, a primeira coisa que ela vai encontrar é um defeito. Vai dizer: “ah! Mas poderia estar pintada de azul. Seria melhor que laranja”.

Quando há problema na cidade, o melhor a fazer, penso, é procurar os responsáveis por ela. A prefeitura e a Câmara de vereadores, por exemplo. Duas instâncias que, por sua vez, precisam andar juntas, de mãos dadas, objetivando o desenvolvimento da cidade, qualidade de vida para a população e um futuro melhor para todos os cidadãos.

Que este mês de junho inspire todos a refletir, sonhar e agir em benefício do bem comum. Pitangui. Cidade mãe do Centro-oeste mineiro. Nosso lar. 296 anos de muita história para contar. 

Nenhum comentário: