Arquivo do blog

Compartilhe

19 de ago. de 2009

O lixo que precisa ir pro lixo

Um lado bom em manter um site pessoal é a total liberdade de expressão (esse desejo de todo jornalista comprometido com o leitor). No jornal O Independente até que não encontro tanta censura quando o assunto é estar do lado dos interesses do povo sem estar nem aí pra quem comanda a cidade. Na rádio, porém, o buraco é mais embaixo. Aqui, falo o que penso. E agora quero dizer que considero uma vergonha o trabalho da prefeitura municipal de Pitangui no setor de coleta de lixo. Fico impressionado quando vejo aquele pau velho que chamam de “caminhão de lixo” rodando pela cidade. Trata-se de um veículo de caçamba improvisada nas laterais para carregar uma carga de lixo maior que a capacidade do compartimento.

De tão detonado que é a porcaria mais solta fumaça preta do que anda. Pobres os cidadãos que caminham pelas calçadas quando aquela porcaria passa. A fumaça incomoda pela quantidade. Piores que o veículo são as condições em que os homens trabalham. O traje mais utilizado por eles durante o trabalho é: calça jeans (ou bermuda), botina (em alguns casos chinelos), e (raríssimas vezes) luvas. Não suportando o calor em meio a tanto lixo, acabam tirando a camisa.

A prefeitura municipal mostra sua total despreocupação com a saúde de seus empregados. Aqueles homens que trabalham colhendo o lixo correm, primeiro, risco de vida, pois podem cair daquela geringonça indo parar embaixo das rodas dela. O risco de saúde dispensa comentários. Imagine você, leitor, trabalhando dentro de uma caçamba cheia de lixo de todas as variedades (a coleta seletiva foi implantada e não vingou).

Fala sério... É explicitamente uma incompetência exacerbada. Imagino a raiva que deve sentir o trabalhador da coleta que tenha votado no prefeito eleito...

2 comentários:

Marina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina disse...

Isso aí, desabafa, até porque você tem toda razão.rs Eu não vi essa lata velha andando, mas sua descrição foi perfeita, da pra imaginar, é o cúmulo mesmo. E essa do pessoal trabalhar de bermuda e chinelo, que isso? Regrediram tanto assim é? Conta para o seu prefeito que já existe uniforme para isso e faz é tempo. E o risco que eles correm por não trabalhar de luvas é de se cortar feio com algum caco de vidro, ou outro material cortante, a luva não impede, mas protege. Isso aí Ricardo,tá de parabéns. Beijo