A principal razão de se ter na grade escolar a aula de Língua Portuguesa (seguida pela Literatura e Gramática) é formar indivíduos capacitados para escreverem, trabalharem textos, transmitindo-os verbal ou oralmente. Infelizmente, é notável que vários já “profissionais” admitem nunca terei lido um livro por livre e espontânea vontade (leram com dificuldade os exigidos pela escola ou, na maioria dos casos, chuparam o resumo na internet).
É preciso uma reformulação urgente no método de ensino em todos os níveis, especialmente nos primeiros, da pré-escola e ensino fundamental. Estimular o gosto das crianças e jovens pelo tipo de literatura que lhes for atraente para que, adultos, tenham gosto pela leitura e poder de interpretação.
Mas qual seria a solução para os que já estão no mercado de trabalho e sofrem com o repúdio pessoal pela leitura? Ora, o jeito é correr atrás. Cursos eficientes não faltam. Com empenho e leitura diária, o resultado e o prazer surgem logo.
É preciso uma reformulação urgente no método de ensino em todos os níveis, especialmente nos primeiros, da pré-escola e ensino fundamental. Estimular o gosto das crianças e jovens pelo tipo de literatura que lhes for atraente para que, adultos, tenham gosto pela leitura e poder de interpretação.
Mas qual seria a solução para os que já estão no mercado de trabalho e sofrem com o repúdio pessoal pela leitura? Ora, o jeito é correr atrás. Cursos eficientes não faltam. Com empenho e leitura diária, o resultado e o prazer surgem logo.
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