Arquivo do blog

Compartilhe

8 de nov de 2008

A falta de água em Brumado

A população de Brumado, município de Pitangui, anda revoltada com a falta de água. Nesta semana recebi, por telefone, a reclamação de uma moradora de Brumado e fiz questão de ir lá conferir. Levei tudo que um repórter precisa numa hora dessas: câmera, gravador, bloco de anotações e canetas reservas. Colhi opiniões de muita gente e, ao final da "apuração", era tudo a mesma coisa. Uma senhora reclamava que as verduras da horta que cultiva no quintal estavam morrendo porque não podia aguá-las. Outra que não tinha como lavar roupa. Operário de uma fábrica reclamando que chega em casa cansado e nem água para tomar banho ele tem.
Acontece que Brumado não recebe água da Copasa e, sim, de um poço. O poço tem água suficiente para abastecer a localidade. O problema é que a bomba responsável pela retirada e distruibuição da água vive dando defeito.
Conversei com o "Seu Zé", um senhor amável, responsável pela manutenção da tal bomba (literalmente... parece uma bomba que não explodiu na 2ª Guerra, de tão velha). Ele me explicou que a máquina vive esquentando e, quando isso acontece, ela se auto-desliga e só volta a funcionar quando (ele falou uma linguagem bem técnica, citando ampéres e outras coisas que se aprende em Física) a normalidade se estabelece.
Alguns moradores de Brumado defendem a instalação da Copasa, alegando que é melhor pagar para ter água do que ficar sem tê-la. Outros defendem a instalação de uma estação de tratamento para tornar potável a água de abundantes poços e córregos locais (claro, isto seria demorado... com inspeção ambiental e tudo mais...). Mas o que todos querem é uma coisa só: ÁGUA EM SUAS CAIXAS D'ÁGUA!
É UMA VERGONHA! Brumado é município de Pitangui, administrado pelo nosso mesmo Sr. prefeito Evandro Mendes. E deixar aquela população passar sede, entre outras necessidades dependentes de água, é INADMISSÍVEL!
Já fiz a devida cobrança. Entrei em contato com o Departamento de Obras da Prefeitura de Pitangui e o responsável me disse que estão trabalhando numa solução "urgente" para a causa. Pois bem. QUE SEJA RÁPIDA, porque senão eu volto lá... E coitada dessa administração palerma...

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget