Arquivo do blog

Compartilhe

17 de set. de 2015

Novos padrões da indústria da notícia


Mais uma excelente edição do "Observatório da Imprensa", que desta vez abordou um assunto muito delicado no jornalismo: as demissões em massa nos grandes grupos de comunicação. De tudo o que foi falado, ressalto uma afirmação do jornalista Silvio Barsetti: 

"Os grandes jornais do país viraram panfletos políticos nos últimos anos. Eles se partidarizaram, perderam a credibilidade e deixaram de ter o respeito de uma fatia importante da sociedade. A partir do momento em que viraram panfletos, muita gente deixou de assinar ou de comprar [na banca]".

Ressalto que não apenas os grandes, mas também os pequenos, de circulação local. Em quase toda cidade os jornais estão ou no bolso da situação ou no da oposição - e isso fica extremamente (absurdamente) evidenciado em suas manchetes e reportagens parciais e que não dão direito ao contraditório.

Os donos desses veículos se esquecem de que o leitor de hoje tem muito mais opções de noticiosos para consumir do que os da geração passada. Logo, só paga para ler o veículo no qual confia. Uma vez que se perde a confiança, meu amigo, é difícil recuperá-la.

Nenhum comentário: