Arquivo do blog

Compartilhe

30 de set. de 2011

102 anos de muita alegria

No dia 24/9, um morador da comunidade rural de Sacramento, no município de Pitangui, comemorou, ao lado de parentes e amigos, seus 102 anos de vida. Geraldo Nonato da Silva não aparenta a idade que tem. Estive na festa e conversei com ele. Lúcido e de sorriso fácil, o popular Geraldo "Pampa" falou sobre sua vida longa e abençoada. Filho de agricultores, contou que nasceu em 1909 no povoado de Vargem Grande, na região de Pompéu, MG. Passou a maior parte da vida em Sacramento, onde constituiu família. Casado com Maria Antônia da Silva (falecida em 1997), teve onze filhos (oito deles ainda vivos), 35 netos, 34 bisnetos e uma tataraneta.

Geraldo "Pampa" ao lado da neta Sara (foto: Ricardo Welbert. 24/09/11)
O agradável ancião é motivo de orgulho para a família. Célia Antônia da Silva, 55, elogia o pai. "É uma glória para nós vê-lo nesta idade. Meu pai sempre lutou muito. Nos deu educação, alegria e paz", ela diz. Tal respeito atravessou gerações. Rosemary Antônia da Silva considera o avô, juntamente com a saudosa avó, exemplos de vida. "Tudo o que aprendi foi com eles", ressalta.

Geraldo conversa com os parentes e amigos na sala (foto: Ricardo Welbert. 24/09/11)
Aos 79 anos, dona Conceição Moges da Silva tem no irmão Geraldo sua fonte de inspiração. "Ele sempre trouxe muita coisa boa para nós. Está sempre perto da gente, oferecendo todo seu carinho", contou.  Sorridente, ela parece conhecer a receita do irmão para uma vida longa e saudável.

Geraldo "Pampa" ao lado de dona Conceição, sua única irmã ainda viva (foto: Ricardo Welbert. 24/09/11)
Sentado no sofá da sala, senhor "Pampa" pede ajuda à filha para amarrar o cadarço e é auxiliado quando se desloca de um cômodo a outro da sala. Porém, estes pequenos detalhes, característicos da idade, não são problema para Geraldo que, feliz, espera traquilamete pelos próximos aniversários.

  No sofá, Geraldo recebe o merecido carinho da família e dos amigos (foto: Ricardo Welbert. 24/09/11)


Nenhum comentário: