Arquivo do blog

Compartilhe

29 de jul. de 2011

PSF acompanha gestantes e orienta jovens

A equipe do PSF (Programa de Saúde da Família) Maria Martins, no bairro Chapadão, em Pitangui, atenta às necessidades das gestantes, convidou uma nutricionista para conversar com as futuras mamães sobre alimentação na gestação e cuidados durante a amamentação.

Sede do PSF Maria Martins, no bairro Chapadão (foto: acervo do setor de Comunicação da prefeitura de Pitangui)
A gestação é uma fase extremamente importante e que necessita de cuidados especiais. A gestante passa a se preocupar mais com sua saúde. Aumento de peso, escolha de alimentos, atividade física adequada e uso de medicamentos. Nesta etapa, é importante optar por alimentos ricos nesses nutrientes, tais como vegetais verdes escuros, feijão, carnes magras, fígado e consumir junto alimentos ricos em vitamina C para melhorar a absorção do ferro. 

Especialista informa sobre alimentação correta durante a gestação e amamentação (foto: secretaria de Saúde de Pitangui)
A nutrição exerce um papel importante durante a gestação. Não significa ter que comer por dois, mas, sim, comer com qualidade, sem excessos, seguindo orientações nutricionais, fracionando o volume em seis a sete refeições, consumindo todos os nutrientes necessários para o bebê. 

Durante a gestação, aumenta a necessidade de vitaminas e minerais (ferro, cálcio, ácido fólico, vitaminas A, B, C, D, magnésio, fósforo...). Quando a alimentação é pobre nesses nutrientes, pode resultar em bebês com baixo peso ou prematuros, além de consumir todos os nutrientes do organismo da mãe. 

Durante a amamentação, os cuidados continuam em relação à amamentação, hidratação, evitando alimentos fortes e condimentados. As exigências nessa fase continuam focadas na qualidade de nutrientes. 

De acordo com a enfermeira Juliana Rodrigues, coordenadora do PSF Maria Martins, convidar uma nutricionista para a conversa foi muito importante. 

Leia a entrevista

Como é feito este trabalho de acompanhamento de gestantes no PSF Maria Martins?
O acompanhamento de gestantes ocorre além das consultas com médicos, que são semanais. Temos um grupo de gestantes, que acontece sempre na segunda quinta-feira do mês, onde, em cada reunião, é dada um tipo de orientação. São orientações sobre o bebê, a gestação, cuidados com o nenê. E as reuniões são boas também porque facilitam as trocas de experiências entre gestantes e agentes de saúde que são mães. Então, há sempre uma troca de conhecimentos durante as reuniões. 

Juliana Rodrigues é enfermeira e coordenadora do PSF Maria Martins (foto: Ricardo Welbert)
Em junho, vocês convidaram uma nutricionista para uma destas reuniões com gestantes. Qual a importância de convidar uma nutricionista?
As gestantes, geralmente, têm muitas dúvidas do que podem comer, o que não podem, o que faz mal, o que pode passar para o leite, o que não passa. Então, nosso intuito ao chamarmos a Betânia foi justamente de esclarecer estas dúvidas e orientar para uma alimentação mais saudável tanto durante a gestação como durante o poetério (quando a mãe ganha o nenê, até 40 dias após) e no período da amamentação também. 

No dia sete deste mês de julho vocês tiveram uma reunião também com adolescentes para tratar da sexualidade. Como foi?
Isso. Foi uma das primeiras reuniões que fizemos este ano com adolescentes sobre sexualidade, drogas e outros assuntos que lhes interessam. Temos o intuito de trazê-los para perto da equipe do PSF, para tentarmos diminuir o índice de gravidez na adolescência e uso de drogas. Foi feita a reunião sobre sexualidade. Depois, uma dinâmica onde os adolescentes puderam expressar os prazeres que sentem, seus medos e responsabilidades que começam a ter neste período da vida. Depois disso, pretendemos aprofundar os assuntos em outras reuniões. 

E o que você ouviu destes adolescentes? O retorno foi positivo? Eles aprovaram?
Eles participaram bastante. Estávamos até um pouco apreensivos sobre a participação deles. Foram cerca de 15 adolescentes. Eles sempre têm muitas dúvidas, fizeram muitas perguntas, participaram e já estão perguntando quando será a próxima reunião.

Nenhum comentário: