Arquivo do blog

Compartilhe

21 de jun. de 2011

Estudantes de Divinópolis convocam população para pensar


Alunos do curso de Comunicação Social da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi), vinculada à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), promovem o movimento "Divinópolis é terna", com objetivo de fazer com que as pessoas reflitam sobre sua responsabilidade na sociedade. Divinópolis é uma cidade que, por seu desenvolvimento, se caracteriza como moderna e lugar de oportunidades em diversas áreas de atuação, como saúde, siderurgia, confecção e educação superior. Como toda cidade moderna, exalta valores individualistas que resultam em vários tipos de violência, falta de respeito pelo outro, falta de co-responsabilidade do cidadão com a cidade e ausência do sentimento de comunidade. Realizado pelos estudantes e coordenado pelos professores, o movimento será lançado publicamente no dia 30 de junho, na Praça do Santuário, no espaço da Diversidade, com um evento Cultural.

A organização deste movimento reforça a responsabilidade social da universidade. Docentes e discentes refletiram juntos sobre a cidade para promoverem ações transformadoras que permitam aos comunicadores cumprirem seu papel social. Para a mobilização foram desenvolvidas ações de comunicação virtual com a criação de um blog, perfis no twitter e no Facebook que permitirão a disseminação de informações sobre o movimento e o chamado da população para participar da promoção da ternura na cidade no dia-a-dia de cada um.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Comunicação Social, Janaína Visibeli, Divinópolis se desenvolve rapidamente e é preciso que cada divinopolitano assuma sua responsabilidade como a cidade para que haja mais respeito entre os cidadãos e qualidade de vida. "A universidade tem o papel social de formar pessoas para atuarem socialmente nas cidades em que moram. Com o centenário de Divinópolis, o curso tem realizado discussões e ações sobre a cidade, seu modelo de desenvolvimento e o papel da comunicação neste processo. O que diz respeito a relacionamentos entre os cidadãos e destes com a cidade. É preciso que as pessoas repensem sobre suas práticas na cidade e mudem de atitude para termos uma vida coletiva melhor", disse ela.

Segundo o manifesto do movimento, Divinópolis é constituída por pessoas e somente com novas atitudes das mesmas é que será possível a consolidação de uma cidade terna.

Podem participar do movimento adultos, jovens e crianças que acreditam poder construir uma cidade melhor para todos. Para participar, basta que cada um repense seu comportamento com e na cidade, e com as pessoas que nela vivem.

Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas pelo blog: divinópoliseterna.blogspot.com, e no curso de comunicação social da FUNEDI pelo telefone (37)3229.3522.

Nenhum comentário: