Arquivo do blog

Compartilhe

21 de mar. de 2009

Por que estudar a mídia?


Estudar comunicação é, para mim, uma tarefa muito interessante. Na aula do (ótimo) professor Gilson Raslan (Comunicação e Sociabilidade Contemporânea), ele me (nos, afinal não sou aluno único) ensinou a ver o que ele chama de "falha na comunicação".

É o seguinte: todo mundo já viu as milhares de campanhas de "conscientização" pelo combate à dengue. "Você não pode deixar água parada. Água parada pode ser criadouro de mosquito. Gente, a dengue mata. Já matou milhares de pessoas. Talvez seu vizinho tenha morrido por sua causa, sabia? Seu assassino sem escrúpulos! Éé... Você mesmo... Você, que deixa água parada, que não cuida, que não zela pela saúde pública. Você mesmo, seu animal! Crie vergonha nessa sua cara mal lavada e combata a dengue, pois (de novo) ela mata".

Mesmo assim, conforme já sabemos, tem gente que nem liga. Não liga, mas entende. "Tá, tá certo. Realmente, Fulano de Tal, que era meu vizinho, morreu de dengue. E daí? Eu tiro o lixo acumulado no meu quintal só se eu quiser. E como eu não quero, não vou tirar. Vai continuar lá. O lixo é meu, o quintal é meu. Você e sua saúde (talvez até a minha própria) que se danem".

O mesmo vale para campanhas de combate ao fumo e a combinação bebida alcoólica/volante.

Creio eu que este tipo de assunto deverá ser mais debatido entre a galera da Publicidade. Eu faço Jornalismo, mas é um conhecimento obrigatório, visto que seremos comunicólogos.

É realmente fascinante. Neste caso, de quem é a culpa se você ou eu não seguimos as ordens de "não acumule água, não fume, não beba e dirija"?

A culpa é de quem fez o material publicitário? Pode ser. Será que o culpado é o veículo (mídia) utilizado (a) para a transmissão? Também é possível. Mas ao mesmo tempo, é algo natural. É assim que a sociedade e mídia vivem.

A Coca-Cola tem sua publicidade mundial, mas (acredite) não são todos os seres humanos que apreciam aquele refrigerante. Tem gente que o detesta. É normal isso.

Enquanto comunicólogos, cabe-nos estudar e compreender a mídia e seus aspectos. E isso é fascinante!

Abraço!

Um comentário:

Gustavo Freitas disse...

É isso mesmo rick..
temos esse magnifico paple de controle humano
hauahauahauahu

mto bacana seu post
afinal
qm pensa szinho é louco neh

abrax

..:gUh:..