Arquivo do blog

Compartilhe

22 de jul. de 2008

Google descarta ataque hacker em 'apagão' do Orkut


O Google descarta a possibilidade de um ataque externo, realizado por hackers, ter causado problemas no site de relacionamentos Orkut na tarde desta segunda-feira (21). “Ainda não identificamos a causa do problema e, para isso, estamos fazendo um diagnóstico completo. Mas já sabemos que foi uma questão interna”, afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil. Segundo o executivo, o comportamento atípico do site já foi normalizado. Apesar disso, alguns internautas ainda encontram instabilidade ou não conseguem acessar suas páginas. Depois de os internautas relatarem estranhezas na tarde de segunda (veja aqui algumas dessas reclamações), o serviço passou por uma manutenção “não-periódica” – esse termo indica que ela não havia sido programada. Durante o período de “apagão”, um texto na página inicial informava que seria possível acessar o site novamente entre 24 horas e 48 horas. Como conseqüência do problema, Ximenes afirma que as mudanças realizadas pelos internautas em seus perfis na segunda-feira podem ser invalidadas. Assim, é provável que as alterações tenham de ser feitas novamente. A empresa pode divulgar ainda nesta terça uma nota explicando detalhes sobre a pane no serviço de redes sociais.
Logo que começaram a notar a indisponibilidade da página, os usuários correram para outros sites -- blogs e Twitter, por exemplo -- para reclamar do problema. As manifestações também foram muitas quando a rede voltou: alguns comemoraram, enquanto outros criticaram quem não sabe viver sem Orkut. No Twitter, esse foi o principal assunto da noite passada. Enquanto alguns debochavam do site -- que no início de sua popularização apresentava muitos problemas técnicos --, outros compartilhavam sua real preocupação. “Acabei de falar que não tô nem aí pro orkut, mas 180 dias já é demais né?”, escreveu uma internauta. Nessa mesma linha, podia-se ler comentários do tipo: “tô com abstinência de orkut”, “volta orkut.voltaaaaaaaaaaaa”, “já que o orkut não volta logo, vou dormir”, “tá todo mundo aqui morrendo por causa desse orkut” e “ok, orkut. acabou a brincadeira. pode voltar, vai.” Quando o serviço voltou, os comentários continuaram: “infelizmente parece que o Orkut já voltou”, “o Orkut voltou e a paz virtual também” e “muito barulho por nada. Orkut já tá funcionando” foi o tom dos curtos textos postados no Twitter na manhã desta terça.
Na blogosfera, o clima foi o mesmo. Além da turma dos desesperados com a pane, muitos aproveitaram a situação para fazer piada. “O Orkut foi fechado a pedido da Polícia Federal devido ao grande índice de pedofilia na rede. O aviso de "manutenção" é apenas para suavizar o processo, que ainda está em andamento. Agora contente-se com o sites de joguinhos em flash”, escreveu este blogueiro. Depois de entrar no ar, o próprio Orkut virou cenário das discussões sobre o problema. O tópico “Que que aconteceu?”, criado nesta terça (22), já tem 616 comentários referentes à recente pane. “Será que eles não fuçaram nos nossos profiles [perfis] e cadastros atrás de informações suspeitas?”, questionou um dos participantes do grupo. “Um dos motivos foi pra dar um susto nos usuários e pra todos nós aumentarmos nossa dependência no Orkut”, especulou outro. “O Orkut tá consertando alguns erros ortográficos”, dizia outra mensagem. O Orkut é a rede social mais acessada pelos brasileiros (69,8% dos internautas domésticos em maio). Em segundo lugar, diz o Ibope//Netratings, fica o Sonico (7,9%), seguido por MySpace (4,8%), Via6 (4,1%), hi5 (2,8%), Haboo (1,7%) e Facebook (1,6%).

Nenhum comentário: