Arquivo do blog

Compartilhe

16 de dez. de 2018

Mudei a minha assinatura; entenda os motivos


A partir desta segunda-feira, 17, quem acompanha as minhas charges no "Divinews" e nas redes sociais verá uma assinatura diferente. Depois de 14 anos usando "Ricardo Welbert" nos meus desenhos, passarei a escrever só "Welb".

A decisão veio após recente conversa que tive com meu amigo e mestre Duke (que produz diariamente para os jornais "O Tempo", "Super Notícia" e para o portal "Dom Total"). Ele contou que quando começou no segmento, assinava "Evangelista" (pois o nome completo dele é Eduardo dos Reis Evangelista). Logo viu que aquela assinatura não impactava. Lembrou-se, então, do apelido que ganhou de outro mago das charges, o Lute (do "Hoje em Dia"), que o chamava de "Duca" (sim, "do caramba"). Resolveu, então, trocar a última sílaba por "ke" e assim surgiu "Duke", que logo se tornou um dos maiores pseudônimos do humor brasileiro. 

Ele me sugeriu usar só "Welbert". Foi aí que lembrei dos casos de outras duas grandes referências minhas: Stéphane Charbonnier ("Charb") e Laurent Sourisseau ("Riss"), ambos do jornal francês "Charlie Hebdo". Eles pegaram parte dos sobrenomes e criaram assinaturas que ocupam menos espaço nos desenhos e geram melhor impacto sonoro. Assim como ambos, continuarei assinando reportagens e artigos de opinião com o meu nome composto. Só os desenhos terão identificação mais simples.

A partir de hoje também pretendo variar nas formas, com estilos mais livres. Quase sempre meus desenhos são feitos primeiro com grafite (lápis ou lapiseira), depois finalizados com tinta nanquim e coloridos digitalmente. Quero variar usando diferentes materiais e, de vez em quando, finalizar à mão, com cores e letras feitas com tinta de verdade. Acho que isso contribui para o constante aprimoramento das técnicas de ilustração e estimula a criatividade.

Se você leu até aqui, é porque está mesmo interessado(a) no assunto. Então, por favor, deixe seu comentário! Tô curioso pra saber o que você achou. Muito obrigado a cada um(a) de vocês que acompanham meu trabalho. Abraços do Welb!

Nenhum comentário: